Beata Elena Guerra: Apóstola do Espírito Santo e Precursora dos Movimentos Carismáticos do Século XX!

Pe. Eduardo Braga (Dudu)

Toda a história da salvação está marcada pela presença viva e operante do Deus fiel que é Amor (Cf. I Jo 4,16) e pelo Espírito derramado em nossos corações (Cf. Rm 5,5). Também a nossa vida cristã está cheia da presença de Cristo e do Espírito Santo!

Santo Irineu dizia que onde está a Igreja está o Espírito de Deus e todas as graças. E foi justamente nos momentos mais difíceis da história da Igreja que o Espírito Santo utilizou concretamente homens e mulheres para que estes pudessem servir de fermentos de renovação diante dos desafios e crises. É neste contexto profético que podemos falar de Elena Guerra, a “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”.

Elena nasceu em Lucca, na Itália, no dia 23 de Junho de 1835. Viveu e cresceu em um clima familiar profundamente religioso. Durante uma longa enfermidade, se dedicou a meditar a Palavra de Deus e a estudar os escritos Padres da Igreja, o que determinaria seu discernimento na vida espiritual e no seu apostolado, primeiro na “Associação das Amigas Espirituais”, idealizada por ela mesma para promover entre as jovens a amizade cristã, e depois nas “Filhas de Maria”.

Em Abril de 1870, Elena vive um momento determinante em sua vida. Participa de uma Peregrinação pascal em Roma juntamente com seu pai, Antônio. Entre outros momentos marcantes, a visita as Catacumbas dos Mártires confirmou nela o desejo pela vida consagrada. Em 24 de Abril assiste, na Basílica de São Pedro, a terceira sessão do Concílio Vaticano I, na qual vinha aprovada a Constituição “Dei Filius” sobre a Fé. A visita ao Papa Pio IX a comove de tal maneira que depois de algumas semanas, já em Lucca, no dia 23 de Junho, faz a oferta de toda a sua vida pelo Papa.

No ano de 1871, depois de uma grande noite escura seguida de graças místicas particulares, Elena com um grupo de Amigas Espirituais e Filhas de Maria, dá início a uma nova experiência de vida religiosa comunitária, que em 1882 culminará na fundação da “Congregação das Irmãs de Santa Zita”, dedicada a educação cultural e religiosa da juventude. É neste período que Santa Gemma Galgani se tornará “sua aluna dileta”.

Em 1886, Elena sente o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a Devoção ao Espírito Santo na Igreja. Para isto, escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão para exortá-lo a convidar “os cristãos modernos” a redescobrirem a vida segundo o Espírito; e o Papa, amavelmente, endereça a Igreja alguns documentos que são como que uma introdução à vida segundo o Espírito e que podem ser considerados também como o início do “retorno ao Espírito Santo” dos tempos atuais: a breve “Provida Matris Charitate” de 1895, com o qual pedia que fosse celebrada a Novena de Pentecostes em toda Igreja; a “Divinum Illud Munus” em 1897, primeira Encíclica dedicada ao Espírito Santo na história da Igreja, e a carta aos bispos “Ad fovendum in christiano populo” de 1902, pedindo que Bispos e Sacerdotes pregassem sobre o Espírito Santo e recordassem da obrigatoriedade da Novena do Espírito Santo.

Em Outubro de 1897, Elena é recebida em audiência por Leão XIII, que a encoraja a prosseguir o apostolado pela causa do Espírito Santo e autoriza também a sua Congregação a mudar de nome para melhor qualificar o carisma próprio na Igreja: as Oblatas do Espírito Santo!

Para Elena a exortação do Papa é uma ordem e se dedica ainda com maior empenho a causa do Espírito Santo, aprofundando assim, para si e para os outros, o verdadeiro sentido do “retorno ao Espírito Santo”. Será este o mandato da sua Congregação ao mundo!

Elena, em suas meditações com a Palavra de Deus, é profundamente impressionada e comovida por tudo o que acontece no Cenáculo histórico da Igreja Nascente: ali, Jesus se oferece como vítima a Deus para a salvação dos homens; ali, institui o Sacramento de Amor, a Eucaristia; ali, aparece aos seus depois da ressurreição e ali, enfim, manda de junto do Pai o Espírito Santo sobre a Igreja Nascente.

A Beata entende que a Igreja está endereçada a realizar os mistérios do Cenáculo, mistérios permanentes, e, portanto, o Mistério Pascal: a Igreja é por isto, prolongamento do Cenáculo e analogamente, é ela mesma como um Cenáculo Espiritual Permanente.

É neste Cenáculo do Mistério Pascal, no qual o Senhor Ressuscitado reúne a comunidade sacerdotal real e profética, que também nós e cada fiel em particular, fomos inseridos pelo Espírito mediante o Batismo e a Crisma e capacitados a participar da Eucaristia, que é uma assembléia de confirmados, e portanto, semelhantes a primeira comunidade do Cenáculo depois da descida do Espírito Santo.

È nesta prospectiva que Elena Guerra concebe e inicia o “Cenáculo Universal” como movimento de oração ao Espírito Santo, com uma estrutura muito similar aos nossos “Grupos de Oração”.

Elena morreu no dia 11 de Abril de 1914, Sábado Santo, com o grande desejo no coração de ver “os cristãos modernos” tomando consciência da presença e da ação do Espírito Santo em suas vidas, condição indispensável para a verdadeira “renovação da face da terra”.

Faltando poucos dias para a convocação do Concílio Vaticano II, o verdadeiro Pentecostes dos nossos tempos, o Papa João XXIII, eleva Elena Guerra a honra dos altares em 26 de Abril de 1959, fazendo-a a primeira Beata do seu Pontificado, quando a definiu “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”. Naquele dia, em sua homilia, o Papa afirmou: “A mensagem de Elena Guerra é sempre atual. Todos sentimos a necessidade de uma contínua Efusão do Espírito Santo, como a de um Novo Pentecostes, que renove a Terra”.

Nenhum outro santo deu tanto, orou tanto e sofreu tanto pela causa do Espírito Santo como Elena Guerra. Como RCC precisamos conhecê-la mais! Ela nos exorta: “Outrora, Jesus manifestou seu Sagrado Coração, agora quer manifestar o seu Espírito!”. Oremos como ela, para que no nosso tempo, o Espírito Santo seja “mais conhecido, amado e invocado”.

Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo, Roga por nós e para que o Novo Pentecostes renove a Igreja, nossos corações e o mundo! Este artigo foi extraído da Revista Renovação. Ed. 50.

About these ads

30 respostas para Beata Elena Guerra: Apóstola do Espírito Santo e Precursora dos Movimentos Carismáticos do Século XX!

  1. A Paz de Jesus!!! Estamos Anciosos para conhecer mais sobre a Beata Elena Guerra, pois para nos ela faz parte dessa nova Efusão do ESPIRITO SANTO na vida da nossa Igreja……

  2. MARIA HELENA F.DA S. disse:

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA A BEATA ELENA QUERRA É PARA NOS UM ESEMPLO DE AMOR QUE POSSAMOS SEGUI SEU ESEMPLO DE AMOR PELO ESPIRITO SANTO

  3. isabel anderle cardoso donato disse:

    A paz de jesus e o amor de maria esteja sempre com elena guerra que e para mim um explo de amor ao expirito santo, e uma forca para que noa etm a msma fé,

  4. lucia disse:

    que pela intercessao da Beata Elena Guerra eu possa me aprofundar mais na RCC, e que atraves da intercessao dela eu possa descobrir em qual ministerio eu possa servir. Amém.

  5. zildemir disse:

    Hoje foi que participando de uma formação da casa da renovação carismática católica, foi que conheci a história de Elena Guerra, que a Beata enterceda pela renovação carismática de Natal,RN.

  6. Zeni Tonus disse:

    Que O Espirito Santo ilumine o meu filho através da Beata Elena Guerra para que ele passe no vestibular de Medicina. Amém.

  7. Nina disse:

    Quero agradeçer a Deus por intercessaão da Beata Elena Guerra pela graça alcançada do meu pai não sofrer e não fazer longas enfermidade. Amém

  8. Nina disse:

    Quero agradecer antecipadamente pela graça do meu filho passar no vestibular. Que o Espírito Santo continue iluminado-o por intercessão da Beata Elena Guerra.Que ele leve vitória aonde seus pés pisarem.Que só o bem o toque. Que ele cresça em poder e força. Amém.

  9. Gostaria que a Beata Elena Guerra intercede-se a Deus para que o Espirito Santo dê forças a família de meu irmão para poder carregar a cruz que tem com o filho com problemas de bipolaridade e que Deus guie seus passos a fim de que não faça besteiras e que consiga se controlar e viver na paz de Deus. Amém.

  10. luiz alberto disse:

    Peço a intercessão da beata Elena Guerra, a fim de tocar com o santo espírito de Deus a minha filha que vive com problemas respiratórios (tosse e catarro).

    Que Deus abençoe a todos!!!!

  11. Nina disse:

    Peço a intercessão da Beata Elena Guerra,”Apóstola do Espírito Santo”que o meu filho esteja abençoado, iluminado pelo Espírito Santo ha hora do vestibular que está fazendo hoje.Assim Seja!

  12. muito lindo briga pela sua presença senho na minha vida pela sua paz e conforto amen

  13. que o senhor nosso deus nos conseda as graças

  14. Dia 14 segunda feira foi que eu tive a graça de conhece a Historia da Apotola do Espirito Santo, Beat Elena Guerra que nesse novo tempo nos tambem possando sim sem ousado e infocar sim o Espirito Santo todos os dia e para nossa santificaçao e para a Renovação da face da terra Beata Elena Guerra intecedei por nois que recoremos a vos

  15. mãe disse:

    Beat Elena Guerra, venho novamente pedir ajuda. Ilumine o meu filho, com a luz do Espírito Santo para que ele consiga uma vaga de medicina na ufrgs. Amém!

  16. mãe disse:

    Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo abençoe o meu filho que precisa passar no vestibular.Interceda a Jesus para que ele consiga uma vaga na ufrgs.Assim seja!

  17. Beata Elena Guerra, por favor interceda por mim preciso passar no vestibular de Ciência da computação na Unioeste paraná , muito obrigado , Amém !

  18. Beata Elena Guerra, peço oração pelo bom êxito de um projeto ! pela minha profissão, pela saúde da minha família , e pelo meu futuro neto !

  19. mãe disse:

    Beata Elena Guerra, hoje dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ronovo o pedido de meu filho estar iluminado com o Espirito Santo para conseguir uma vaga para medicina na UFRGS. Amém! Jesus, tem piedade de nós!

  20. Cristian Cassiano de Macedo disse:

    Em nossos tempos,não há dúvidas que vivemos uma nova primavera na igreja,como dizia o saudoso João Paulo II.Graças a Deus o Espirito Santos tem sido derramado para fazer de tantos ossos ressequidos,um grande exército do Senhor.É hora dos filhos e flhas de Deus se manifestar ao mundo anúciando o Evangelho no poder do Espirito.Que pela intercessão da beata Elena Guerra,possamos ser dóceis as inspirações Deus,neste Pentescostes atual que estamos vivendo.

  21. Ana Paula Torres disse:

    Olá! A Paz! Me chamo Ana Paula, sou casada com o Diogo e temos 3filhos: Emanuele de 5, Saumel de 3 e Augusto de 1 ano. Somos de caminhada e sentimos no coração o desejo de realizar as obras que o Senhor de ante mão preparou para nós; estamos em oração para fundar na nossa cidade uma comunidade ( Recanto de Maria). Sabemos que este desejo vem do Espirito Santo. E foi tambem Ele quem me trouxe aqui, pois ultimamente senti curiosaddde e por varias vezes ouvi o nome de santa Gemma Galgani, e assim quis saber da historia dela;e ntão em um dos muitos escritos sobre ela que pesquisei, encontrei um que disse que Pe Pio a chamava de Santona e era grande devoto dela, percebi que como o temos como nosso pai espiritual, o ele nos levou até ela… e o mesmos aconteceu com a Beata Elena Guerra, começei a ouvir seu nome em especial no domingo de Pentecostes, então fui pesquisar, e encontrei este escrito que cita Santa Gemma, como aluna da Beata…Acredito que o Espirito Santo me conduziu desta forma. O meu filho caçula é cardiopata grave, e passara em breve por ma s uma cirurgia,(já fez duas com apenas dois meses de idade). Peço agora a intercessão destes 3 santos,pois um me leva ao outro e os tres me levam a Jesus, o unico capaz de curar milagrosamente meu filho! Louvado seja Jesus e o Espirito Santo!

  22. Edson disse:

    Edson de Quatá- sp.Que helena guerra interceda pelo batismo do Espirito Santo na vida da minha família

  23. Antonia Maria disse:

    Helena guerra peço-lhe que por sua intercessao aconteça um milagre na vida do meu filho, que ele passe no concurço público que o espirito Santo o ilumene na hora de fazer a prova.

  24. Marlene Prevot disse:

    Aguardo confiante a intercessão da Beata Elena Guerra na causa de minha família. Creio que unida à Maria, mãe de Deus e nossa, a Beata tem estado firme nesta minha necessidade.
    Beata Elena Guerra. Rogai por nós e pelo novo Pentecostes.

  25. beata Elena Guerra interceda por mim….eu confio nela.

  26. Maria Jose da Silva disse:

    Que atraves da intercessaõ de Helena Guerra que o Espirito Santo nos inunda com as bençao~que tanto necessitamos, saude , paz, prosperidade, emprego,que a Patricia seja iluminada para vencer este concurso desemprego e duro.

  27. Juliano Bernardo disse:

    Crisma Espiritual Vem Ó Espirito Santo vem Ó Doce Hospede Da Alma, vem com a tua luz de paraiso vem com a plenetude de teus dons, vem e estabelece em mim, tua morada para sempre.

  28. Acordei hoje com este sonho que ganhava uma santa c/o habito preto e seria esta Santa interceda pelo meu minsterio disse:

    Que Santa helena interceda pelo meu minsterio na RCC que eu seja esta mulher de DEUS cheia do Espirito Santo

  29. Luiz Carlos Ribeiro Chervenski disse:

    Que o Espirito Santo que estou a cada dia conhecendo mais, ajude-me com um emprego, através da Beata Elena Guerra.
    Paz em Jesus.

  30. Eliana disse:

    que pela intercessão de Elena Guerra que o espiríto santo inunda com as benções do esprito santo a libertação do vicio das drogras quimicas do meu filho Ricardo, que ele recupere sua integridade, e encontre a cura interior da sua alma e seja iluminada a conseguir um emprego digno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 285 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: