Respostas sobre dúvidas a respeito de Novenas.

Entrevista com Padre Luizinho

padre luizinho

Padre Luizinho

 

“Deus nos atende através da intercessão dos santos”

 Você, provavelmente, já fez uma novena pedindo uma graça a seu santo de devoção. Mas já parou para pensar qual é o verdadeiro sentido dessa prática e como ela deve realmente ser feita?

 Para esclarecer essas e outras dúvidas, o cancaonova.com conversou com padre Luizinho, consagrado da Comunidade Canção Nova, sobre as experiências que ele tem vivido com as orações e novenas que posta em seu blog. Blogueiro assumido, o sacerdote também explicou o que deve ser observado quando se faz uma novena ou uma promessa ao santo de devoção.

cancaonova: O que é novena?

Padre Luizinho: Novena é uma prática de espiritualidade que fazemos durante nove dias, geralmente para um santo a fim de que ele nos ajude a entrar em contato com Deus pedindo por uma causa. A novena nos ajuda a rezar.

cancaonova.com: Novena é um contrato com Deus?

Padre Luizinho: Não há contrato nenhum, pois o apóstolo Paulo diz que Jesus pagou a nossa dívida; Ele aniquilou o “documento” que nós devíamos, então, novena não é nenhuma espécie de barganha. Ao contrário, ela nos ajuda a manter uma perseverança na oração para que Deus apresse a graça que Ele quer nos dar. Mas de maneira nenhuma é uma barganha, porque o Senhor sabe o que é melhor e mais necessário para nós. Não fazemos contratos com Deus, porque, num contrato, as duas partes têm que cumprir uma obrigação, no entanto,  o Senhor não tem nenhuma obrigação conosco; pelo contrário, Ele já nos deu a vida de Seu Filho, já nos salvou.

cancaonova.com: As pessoas, ao fazerem uma novena, muitas vezes apenas recitam uma oração prendendo-se a um papel. Mas como a novena pode contribuir verdadeiramente para o exercício da fé?

Padre Luizinho: Existem três virtudes teologais, que são a fé, a esperança e a caridade. Onde é que a novena mais me ajuda a exercitar a minha fé? Na esperança, porque ela nos motiva a perseverar. Então, ao rezar durante nove dias por uma causa, eu estou perseverando na fé por aquilo que eu acredito, pedindo àquele meu amigo santo para interceder por mim junto a Jesus,  a fim de que a graça possa acontecer. Por isso, não posso ficar só nas orações programadas, pois elas precisam me ajudar como se fossem um exercício. Durante todo o dia você pode conversar com o santo para o qual você está fazendo a novena.

entrevista_peluizinho 

“Novena não é nehuma espécie de barganha com Deus”

Foto: Regiane Calixto

cancaonova.com: Muitas vezes, ao iniciar uma novena, as pessoas também fazem promessas ao santo. No entanto, muitas vezes, após o pedido atendido, a promessa é esquecida. É pecado não pagar promessa?

Padre Luizinho: Se eu combino algo com um amigo muito ‘chegado’, ele me dá a palavra dele e eu lhe dou a minha, mas se ele não cumprir a palavra dada, eu vou ficar muito chateado. Neste sentido, eu vejo que o santo já está no céu, mas sou eu quem está aqui. Então, se eu não cumpro a minha palavra, isso demonstra uma inconstância na minha personalidade. Se eu dou a minha palavra, preciso cumpri-la; porque se a minha prática de espiritualidade foi profunda, ela vai gerar em mim um compromisso.

Geralmente, a promessa tem de ser um ato de louvor, de ação de graças, um agradecimento ao amigo santo. Mesmo quando eu não alcanço as graças pedidas, devo pagar as promessas; é um meio de continuar exercitando a minha perseverança e o meu compromisso em relação à minha oração. Deus sempre cumpre a palavra d’Ele, e mesmo quando somos infiéis, Ele é fiel.

cancaonova.com: Há algum problema em fazer mais de uma novena ao mesmo tempo com intenções diferentes?

 Padre Luizinho: Eu acredito que não, pois a Palava de Deus diz “orai sem cessar”. Então, não há nenhuma proibição de fazer novenas a amigos santos diferentes nem por causas diferentes. Pelo contrário, eu acredito que quanto mais rezarmos, melhor será. A oração deve gerar em nosso coração a conversão e a mudança de vida, porque a novena deve nos levar a pensar em nossas atitudes. Quando você terminar uma novena, não se esqueça de se perguntar: “Que fruto de conversão essa novena provocou em minha vida?”. Mesmo que ele seja muito pequeno, você já vai ter alcançado uma grande graça de Deus.

cancaonova.com: É correto fazer uma promessa para outros pagarem?

Padre Luizinho: Eu não acho correto, mas, ao mesmo tempo, a nossa mãe, nosso tio, ou alguém que a tenha feito, tinha apenas a consciência de nos motivar a reconhecer em Deus uma graça que nós alcançamos. Mas não é bom fazer promessas para os outros. Façamos, então, promessas junto com as pessoas. Então, não fique chateado, pense assim: “Qual era o sentido da minha mãe, do meu tio ou amigo ao pedir que eu pagasse a promessa no caso de eu conseguir a graça?” Cumpra-a, você não vai perder nada fazendo isso.

 cancaonova.com: Nem sempre o fiel alcança a graça pela qual fez novena, e isso pode gerar grande frustração e perda de fé. O que fazer quanto a isso?

 Padre Luizinho: Precisamos deixar que a novena exercite a nossa fé e como eu já disse , ela nos ajuda na perseverança, por isso, precisamos continuar rezando. Nem sempre Deus vai nos dar a graça que pedimos, porque Ele tem a visão do todo, para o Senhor tudo é [tempo] presente. Então, Ele nunca vai nos dar algo que nos prejudique, principalmente que coloque a nossa salvação em risco. Será que também não é uma graça quando Ele não nos dá algo? O que Ele quer nos ensinar com isso? Providência é sabedoria de Deus, que rege todas as coisas. Mesmo quando Ele não nos dá [o que pedimos], também é providência.

cancaonova.com: É possível fazer novena e pedir uma graça ao santo devoto pela internet?

Padre Luizinho: Eu acho possível sim. Todas as vezes  em que eu posto uma oração ou novena no meu blog, eu penso nas pessoas que estão no trabalho, que não têm condições de parar ou não têm a novena em suas mãos naquele momento. Então, elas vão parar um momento do seu serviço para rezar. O Senhor nos pede que a nossa oração seja cheia de frutos de contemplação. Eu acredito que, quando nós rezamos em casa, na Igreja ou na frente do computador, Deus vê o nosso coração. O seu coração, naquele momento está conectado em Deus por meio daquela oração na internet. E o Senhor nos atende por meio da intercessão dos santos, sim!

cancaonova.com: Diante de tantas necessidades, algumas muito particulares, que cuidados o internauta deve ter na hora de fazer os seus pedidos e deixar seus comentários na web?

 Padre Luizinho: Devemos tomar cuidados, porque, claro, há muita gente boa [na internet], mas quando você posta seu comentário no blog, ele vai se tornar público, porque vai estar na internet. Por isso, peço às pessoas que evitem colocar nomes completos ou escrever sobre problemas bem particulares. Coloquem apenas as iniciais dos nomes ou apenas o primeiro nome. Também não coloque o seu problema com muitos detalhes, se estes forem comprometedores para que você não fique exposto. Deus conhece o seu coração. Como existem pessoas muito boas usando a rede, há também outras que não têm a mesma intenção que a nossa.

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=954

40 respostas para Respostas sobre dúvidas a respeito de Novenas.

  1. Amélia Silva disse:

    Eu tenho um a fé muito forte e tudo que peço,sempre alcanço e quando não alcanço agradeço assim mesmo, pois a vontade de Deus é prevalece.

  2. Fernando disse:

    Bom Dia,

    Sou universitario e eu e mais grupo de colegas nos reunimos semanalmente para rezar o terço, vamos iniciar uma novena a Nossa Senhora Aparecida e a entrevista me ajudou a conhecer mais sobre novenas. Sempre busco informações e conhecimento sobre a Igreja na internet.

  3. kleyton disse:

    o que é uma novena

  4. Fábia de Castro disse:

    Oi,eu iniciei uma novena, esta semana. Estou rezando o terço para alcançar uma graça. Mas tinha algumas dúdvidas, e ao ver essa entrevista, vi que estou agindo corretamente com a minha novena.

    Fica aqui os meus agradecimentos.

  5. catiana neto disse:

    ola,eu acendi uma vela pedindo para ter sucesso no meu negocio e resultou.e hoje estou aqui para agradecer porq novenas,oraçoes,acender velas resulta,nao perca a sua fe.

  6. Rosana disse:

    tenho uma duvida, para realizar uma novena eu preciso rezar um pai nosso por dia, uma ave maria?
    Obrigado

  7. sabrina disse:

    Tive que interromper uma novena que estava fazendo par Santa Rita de Cassia. Oque devo fazer?

  8. ly disse:

    é verdade q a oraçao tem mais poder qndo outra pessoa reza pra mim????////

  9. ly disse:

    é bom asender vela pra parentes ja falecidos

  10. ly disse:

    ops acender uma vela

  11. ly disse:

    qual aoraçao q devo fazer para a ns das graças

  12. Elvis Gonçalves da Paixão disse:

    Se o véu do templo se rasgou(mateus 27:51), considerando o que está escrito em Eclesiastes 9:5-6 e 1 Timóteo 2:5 , porque ainda manter este velho conceito de conversação com um santo de devoção a fim de se alcançar uma graça, se Cristo é nosso único intercessor no céu e o Espírito Santo nosso intercessor na terra?

  13. Elvis Gonçalves da Paixão disse:

    Se o véu do templo se rasgou(mateus 27:51), considerando o que está escrito em Eclesiastes 9:5-6 e 1 Timóteo 2:5 , porque ainda manter este velho conceito de conversação com um santo de devoção a fim de se alcançar uma graça, se Cristo é nosso único intercessor no céu e o Espírito Santo nosso intercessor na terra?

  14. grupoazul disse:

    Caro Elvis, Se você procurar na sua Bíblia encontrará a resposta. Com relação a 1º Timóteo cap. 2 e Versículos 5 e 6, houve um meio estabelecido pelo próprio Cristo para conhecer a Ele. Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu doze apóstolos para ensinar a todos quem Ele era, e quem não ouve esses mediadores de Cristo, não ouve o próprio Cristo: “Quem vos ouve, a Mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” (Lucas, cap. 10, Versículo 16). Cristo exigiu que ouvíssemos seus apóstolos e evangelistas como “mediadores segundos”, entre Deus e nós. Esses apóstolos para nós católicos são: São Pedro, São João, São Judas Tadeu, São Tomé, entre outros.
    Abraços cordiais e que a paz de JESUS esteja sempre contigo, Irmão em Cristo.

  15. Bianca disse:

    rezo o terço todos os dias, ás vezes me da preguiça, mas assim mesmo não deixo de rezar.

  16. Ana disse:

    Olá… bem a alguns meses atrás, fiz uma novena pedindo a Divino Espírito Santo uma pessoa(homem)na minha vida, que realmente me fizesse feliz, pois já havia tempo que eu não me interessava por ninguem devido uma decepção, ou seria mais uma desilusão que tive com meu ex noivo… Ele me atendeu… me mandou uma pessoa excelente, perfeita, carinhosa,linda, enfim…que acho que se eu tivesse há conhecido por algum tempo atrás, jamais teria me interessado. Mais aconteceu um beijo, e ali, naquele momento senti algo me tocar nas costas e falar “está ai o que me pedistes!” afff, arrepio toda… mais me apaixonei por um homem abençoado… mais por alguns motivos, acabamos nos afastando da igreja, não de Deus, pois procuro coloca-lo em tudo nas nossas vidas… mais não sei, sinto que nosso amor esta aumentando, mais tem algo nos afastando e isso esta nos machucando demais, preciso saber o que faço, não quero perder o homem que Deus colocou em minha vida… começarei a fazer a novena dos namorados, peço que por gentileza rezem por mim, pelo meu relacionamento, pois sei que com a graça do Senhor, subirei ao altar e pedirei a benção do meu matrimônio ao nosso Pai Eterno.

  17. Priscila disse:

    Olá tenho algumas dúvidas sobre novenas;será que posso fazer a mesma novena varias vezes para pedidos diferentes,se a novena for interrompida posso realiza-la outra vez?

  18. lingiara disse:

    Eu fiz uma novena para Santa Terezinha para que ela colocasse na minha vida um homem de Deus(namorado) quando estava na penultima dezena eu fechei os olhos e vi duas rosas uma pequna e a outra grande sera que pode ser um sinal que eu irei receber essa graça? E qual o siginificado de duas rosas, uma pequena e outra grande? Eu fiz a novena ja faz alguns meses mas ate hoje nao recebi a graça.

  19. joao disse:

    estou muito feliz com a graça que recebi

  20. pri disse:

    se eu nao conseguir rezar todos so dias na mesma hora a novena perde o valor?

  21. maria disse:

    além das orações que fazem parte da novena, devemos rezar outras oraçoes? Quais?

  22. Tania disse:

    A palavra de Deus é bem clara quando Jesus diz: Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguem vem ao pai a não ser por mim.(João 14:6) Logo não existe intercessão de santos.Os profetas (EM VIDA) só o ajudou a propagar a sua palavra.Eu creio que os profetas vão ser homens salvos sim, foram homens santos que creram em Jesus mas por enquanto estão mortos aguardando o dia do julgamento,como todos nós.Jesus disse sem santificção ninguem verá a Deus (Hebreus 12:14)Então isso tem que ser uma busca constante em nossas vidas.Novena,é uma ilusão só faz parte da doutrina da igreja catolica Não é biblico.È UM ATO DE FÉ VÃ.

  23. eliandro disse:

    nao esiste novena sim esiste culto au senhor Deus e filho jesus cristo que e o unico santo so jesus e santo santo santo
    na biblia so tem um santo que jesus

  24. Claudia disse:

    Gostaria de saber se a novena deve ser feita no mesmo horario todos os dias.

  25. kanzamba disse:

    obrigado.
    este site veio mesmo no momento certo, pois tenho tentado fazer uma novena e nunca a fiz pq sempre tive duvida de como a fazer.
    agora sim ja posso comecar a minha novena a Santo Expedito.

  26. Adriana disse:

    adorei ajudou muito saber sobre novena, o grupo de jovens da minha comunidade irá fazer a novena a São Benedito nosso Padroeiro precisamos passar a todos porque da novena qual o sentido, DEUS o abençoe sempre

  27. sidnei disse:

    é verdade que ao se iniciar uma novena tem que se abster do sexo?

  28. claudia disse:

    Peço aos Evangelicos essa página é para os Católicos ,que estão fazendo pergunta diretamente ao Padre Luizinho,então por favor deixe-nos em paz cuidem de suas vidas ,da suas doutrinas que da nossa vida cuidamos nós,não é assunto para voces,o que voces acreditam ou desacreditam não nos interessa,opitamos por ser Católicos com a graça de Deus,e isso só interessa a nós.Que Nossa Mãe Maria nos guarde e cuide de vós .

  29. por favor me esclareça sobre novenas: A novena de natal iniciou em 3 de dezembro 2012 e o oitavo dia é segunda feira 10 de dezembro. No livrinho foi sugerido que se faça o nono dia na igreja junto da comunidade.O Pe vai fazer o nono dia no dia 19 de dezembro encerrando com a missa. A minha dúvida é: o nono dia deveria ser dia 11 de dezembro se contados interruptalmente. este espaço de tempo entre dia 10 para o dia 19 interrompe a novena? Se celebrar a missa sem terminar com o livrinho vale também???

  30. Alyne9121 disse:

    Ola, eu gostaria de iniciar uma novena a Santo Expedito, mas nao sei como começar pois nunca fiz uma. Devo rezar o terço por 9 dias? ou fazer uma outra oraçao sempre por nove dias?
    Obg fiquem na PAZ!!

  31. iara disse:

    se eu não conseguir as três pessoas para passar a novena de Santa Rita o que acontece?pois só consegui 2.
    Por favor me digam o que eu faço?

  32. Vivian disse:

    Obrigada pelo esclarecimento.
    Que o Nosso Senhor ilumine e guarde a todos nós.
    Abraço…

  33. dani disse:

    Ola, infelizmente esqueci de rezar minha novena, estou muito mal por isso… O que devo fazer? Obrigada

  34. Kelly disse:

    Meu coração esta muito aflito com o q estou passando… Amo muito meu namorado e enfrentamos diversos problemas para ficarmos juntos… No momento esta difícil a convivência mas coM a graça de Deus vamos superar nosso amor é mais forte e Nossa Senhora de Fátima irà nos auxiliar… Precisamos mudar. Não enfrentei tantos desafios para desistir em uma Barreira… Deus há de nos fortalecer

  35. Margarete Salgado disse:

    Qual horário devo fazer uma novena para Santa Edwiges

  36. Mara disse:

    Gostaria de saber se posso terminar o terço de gerico para uma pessoa muito querida que ficou doente este fim de semana, e o último terço amanhã e ela queria tanto ir mas não líder, se que posso terminar por ela ?

  37. LUCIENE disse:

    Terminei uma novena,preciso de pessoas para continuar,mas infelismente todas que ofereci recusaram.O que fazer?É pecado se nao conseguir repassar a novena?

  38. Nana Camargo disse:

    Eu fiz a novena de Santa Rita com a vela de 7 dias e era para passar para as pessoas no dia seguinte da minha, porém não encontrei as velas e passou 4 dias, tem algum problema?

  39. sandra disse:

    Boa noite, gostaria de saber se ao termino de um novena nao conseguir passar ela para as outras 3 pessoas se faz algum mal pra mim ou quebra a corrente, pq tds que conheço ja fez a mesma?

  40. João disse:

    O CULTO DEVE SER TRIBUTADO SOMENTE A DEUS.
    Todavia, a igreja romana estabeleceu três espécies de culto:
    a) O de LATRIA, devido somente a Deus;
    b) O de HIPERDULIA, que se deve prestar a Maria;
    c) O de DULIA, que se deve tributar aos santos e aos anjos.
    Esta divisão, porém não é bíblica e nem lógica.
    O que Jesus diria agora aos romanistas marianos? O mesmo que disse a satanás: “Ao senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás.” (Mt. 4.10)

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 286 outros seguidores

