AS BODAS DE CANÁ

As bodas de Caná
 
Deus nos convida a não somente lermos a sua Palavra, mas também meditá-la, estudá-la para melhor compreendermos o que Ele quer nos falar e logo em seguida colocarmos em prática. Vamos começar nossa meditação e nos aprofundarmos mais nesta passagem do evangelho de São João:

“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele”. (São João 2,1-11)

Bodas significa casamento que lembra aliança. Deus sempre a fazia com o seu povo e o povo sempre quebrava a aliança até que o Senhor enviou para nos salvar o Seu único Filho, Jesus Cristo, a Nova e Eterna Aliança. E Jesus estava nesta festa com sua mãe, quando, de repente, falta vinho. Ora, para os judeus, vinho é sinal de alegria. E, assim, é como se tivesse faltando alegria naquela casa.

Maria logo se antecipa, pois é a Nossa intercessora. Ela vai diante de Jesus e suplica-o para Ele fazer alguma coisa, dizendo: “eles já não tem vinho”, ou seja, lhes faltam alegria. Jesus responde que não chegou a sua hora. Mesmo assim, Maria não desiste e diz confiante aos serventes: “fazei tudo o que Ele vos disser”. E Jesus não resiste ao pedido de sua mãe. Filho obediente que é, manda os serventes encherem as talhas de água. Jesus poderia transformar água em vinho sem precisar dos serventes, mas Ele quis mostrar que, apesar de não precisar de nós para salvar o mundo, Ele quis precisar de nós. Assim, temos que fazer a nossa parte para os milagres de Deus acontecerem em nossas vidas e nas vidas de muitos outros irmãos.

Vamos analisar os dois líquidos presentes nesta passagem, a água e o vinho. Primeiro, a água: não tem cor, não tem sabor e não tem cheiro. Já o vinho é totalmente diferente, ele tem: uma cor viva e forte, é saboroso e tem um cheiro agradabilíssimo. Como está a sua vida? Falta a alegria de Deus? Está como a água sem cor, sem sabor e sem cheiro? Jesus pode mudar e transformar a sua vida, você crê? Ele pode trazer cor, sabor e cheiro para a sua vida basta você querer e acreditar.

E mais, conte com a poderosa intercessão de Nossa Senhora e tudo se faz, e toda a sua água será vinho da melhor qualidade. E quem está dizendo isto não sou eu, mas o mestre sala que é especialista em vinho, (veja o versículo dez). Este foi o primeiro milagre realizado por Jesus. Mas você pode estar se perguntando porque o primeiro milagre de Jesus não foi uma cura de um cego ou leproso mas somente transformar água em vinho? Depois desta meditação fica bem claro para todos nós que o primeiro e mais importante milagre que Jesus quer realizar em nós é a nossa conversão e isso implica em passarmos de uma vida medíocre sem cor, sem sabor e sem cheiro para uma vida nova em Cristo com uma nova cor, sabor e com o cheiro da santidade e do amor de Deus. E que, para isso, podemos e devemos contar com a intercessão de Maria Santíssima fazendo sempre tudo o que Jesus nos mandar fazer. Assim o progresso do evangelho acontecerá em nossas vidas e também na vida de muitos outros. Amém.

Paulo Marcos
Professor da Escola Bíblica
 
Fonte: http://www.cot.org.br/formacoes.php?action=formacao&id=44

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: