O que é o Rosário ou o Terço?

Algumas pessoas já perguntaram-me sobre a diferença entre o Rosário e o Terço pois bem, o Rosário é o conjunto de 200 Ave-Marias, ou seja, 20 mistérios que contemplamos desde a anunciação do anjo Gabriel até a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Já o Terço como o próprio nome diz se trata da quarta (permanece o nome terço) parte do Rosário, ou seja, 50 Ave-Marias ou 5 mistérios. Temos então, o Rosário dividido em quatro partes: A primeira parte os Mistérios Gozosos, a segunda parte os Mistérios Luminosos, a terceira parte os Mistérios Dolorosos e por fim os Mistérios Gloriosos. Quem achar difícil no seu dia-a-dia rezar o Rosário inteiro, pode dividi-lo rezando a primeira parte de manhã cedo, a segunda no meio do dia, a terceira no final da tarde e a quarta a noite, mas se mesmo assim continuar difícil, pode fazer como o proposto acima, rezando uma quarta parte por dia, ou seja, o Terço.
Será que o Terço (Rosário) não é uma oração mecânica, pouco inteligente?
Existe o risco de fazer do Terço (Rosário) uma oração mecânica, na qual a única preocupação é a repetição apressada. Porém, quando paramos para examinar o sentido da repetição, descobrimos: a força do Terço (Rosário) está na repetição.
Diz Jesus: “Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no reino dos Céus” (Mt 18,3). Quando rezamos o Terço (Rosário), estamos diante de Deus, do modo que mais lhe agrada, como um coração de criança e sem impor condições a Ele. (Pe. Alberto Luiz Gamberini)
Já ouvi algumas pessoas questionando sobre o Terço (Rosário), dizendo que é apenas repetitivo, ou que não é Bíblico. Pois bem, não vou aqui escrever um testamento explicando a respeito, mas há um CD do Pe. Joãozinho (recomendo) que se chama: “Os mistérios do TERÇO (ROSÁRIO)”. No encarte deste CD, ele fala sobre 10 boas razões para rezar o Terço (Rosário), que eu gostaria de colocar aqui. Não pedi autorização a ele nem a ninguém que por direito deveria, mas se tratando das coisas de Deus, acho que não terá problema:

1. É uma Oração Bíblica: O Pai-Nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria, na primeira parte, é a saudação que lemos no Evangelho àquela que seria escolhida para ser a Mãe de Deus (Lc 1,28. 42).
O Terço (Rosário) repete as palavras do Evangelho. Quando o rezamos, realizamos a profecia de Maria no Magnificat: “Todas as gerações me chamarão de bendita” (Lc 1,48). Bendita sois vós entre as mulheres.

2. Cristo está no Centro do Terço (Rosário): O mais importante não é prestar atenção nas palavras. Elas apenas ajudam a mente a concentrar-se nos momentos da vida de Cristo. Nasce. Cresce. Anuncia o Reino. Realiza a vontade do Pai. Sofre a Paixão. Vence a morte. Vive. São os mistérios da vida de Jesus. São os mistérios do Rosário (Terço).

3. Rezar com a Igreja: Rezar o Terço (Rosário) é estar sintonizado com a oração de toda a Igreja. Não é oração individualista. Não é alienante. O terço faz a gente sentir Igreja.

4. Maravilhosa terapia: Se você vive cansado, se você está com insônia, se procura auxílio de calmantes, tente rezar o Terço (Rosário). Ele não é tóxico e produz um efeito maravilhoso. O Terço (Rosário) é fonte de bênçãos e de graças. Tente e você mesmo descobrirá.

5. Simples e Profundo: Até as crianças podem rezar o Terço (Rosário) e colher seus frutos. É uma oração simples. Parece que surgiu no meio do povo mais humilde. O Terço é uma oração profunda.

6. Escola de Oração: Precisamos aprender a rezar. Conheço muitas pessoas que não sabiam como se chegar a Deus. O Terço (Rosário) foi uma verdadeira escola.

7. Atual: Cada dia se fala de meditação. Nosso mundo agitado está começando a dar sinais de cansaço. Cresce o interesse pelos métodos orientais de oração. O Terço (Rosário) é de inspiração oriental… E é cristão. Por que não ensiná-lo às novas gerações?!

8. Oração Libertadora: O Terço (Rosário) liberta porque nos põe em íntimo diálogo com o Libertador. Maria canta: “Derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes” (Lc 1,52. 53). Entre um mistério e outros repetimos: “Jesus, socorrei principalmente os que mais precisarem”. É a opção preferencial pelos pobres presente no terço.

9. Popular: Na cidade, ou no campo – religiosos, leigos, bispos, padres, até o Papa -, todos têm uma simpatia especial pelo Terço (Rosário). Não é a oração oficial da Igreja. Mas sempre foi rezado por toda a Igreja, principalmente pelo povo simples que encontra nele uma maneira prática de estar com Deus.

10. Oração cinematográfica: Enquanto repetimos as palavras, a imaginação vai criando em nossa mente o filme da vida de Cristo. Este modo de rezar é conhecido por “contemplação”.

 
Fonte: http://www.tercodoshomens.com.br/

35 Responses to O que é o Rosário ou o Terço?

  1. NELIO JOSE LENTINI DE ALMEIDA disse:

    OTIMOA

  2. Edinalva Eterna da Silva Pinto disse:

    Quero muito aprender a rezar o rozario, manda por favor como rezar, obrigada.

  3. rosangela disse:

    adora orar mas,sinto que falta uma forçapoi,sempre penso e digo que vou rezar o treço todos os dias em familia mas é raro acontecer e sempre estou com a consciencia pesada e fico pensando porque não consigo?

  4. Maria Luiza de Araujo Ruiz disse:

    É incrível a simplicidade da resposta, porém intensa, pra quem está disposto a se aplicar na oração do Santo Terço(Rosário), fiquei feliz e vou divulgar. Deus os abençoe.

  5. edvaldo disse:

    se Deus fala claramente matheus 6 veciculo9 como ele encina a rezar o pai em nosso,e não mutiplicar palavras, e atos a postolos 4 vecicolo 12 só existe o intessessor perante o homem Jesus eu sou catolico amo minha mãe maria fiz uma musica pra ela mais ela não ´-e digina de adoração

  6. Meury-Manaus-AM disse:

    Se ela não é digna de oração como foi digna de ser a escolhida por Deus? . Ela nunca substituirá a Deus mas sempre que não formos capazes de chegarmos a Deus Ela chegará por nós. leia a bíblia e contemplarás o seu amor.

  7. Meury-Manaus-AM disse:

    Se ela não é digna de adoração como foi digna de ser a escolhida por Deus? . Ela nunca substituirá a Deus mas sempre que não formos capazes de chegarmos a Deus Ela chegará por nós. leia a bíblia e contemplarás o seu amor.

  8. helyda disse:

    Matheus 6 7-9 (nas suas orações ,ñ fiquem repetindo o que já disseram,como fazem os pagãos.Eles pesam que seram escutados por que fazem orações compridas)
    se nos prestarmos atenção,o que está em evidencia ñ é a repetição de palavras e sim nos podermos pensar que seremos atendidos pelo fato de que a oração é grande,ou seja está totalmente correto se nos rezarmos o terço com a fé e ñ como fala este vercicolo,apenas repetindo as palavras em vão.
    que Deus nos abençõe e que nossa Mãe nos proteja da ingnorancia!

  9. Sibelle Sartori disse:

    Muito obrigada pelo esclarecimento!

  10. flavio venturados santos disse:

    Muito bom rezarei o terço sabendo de suas graças.

  11. ilka disse:

    Achei muito esclarecedora a explicação da diferença entre terço e rosário. Muito obrigada

  12. Tulio disse:

    Estou passando por um processo de separação muito doloroso e o terço me acalma o coração, traz uma grande paz espiritual.

  13. “Terço como o próprio nome diz se trata da quarta (permanece o nome terço) parte do Rosário”

    Se é um terço não é um quarto (!/3 e não 1/4) tem algo errado aí ou meu QI é muito pequeno para entender certas coisas.

  14. LUCIMARA disse:

    vivemos em um mundo onde muitas pessoas gostam do que é fácil e o que sustenta a carne …é mais fácil ficar com um fone de ouvido escutando musicas que levam ao prazer da carne…ou ficar uma hora fazendo uma tatuagem…nada contra isso…só estou tentando dizer que o ser humano quando não quer nada com Deus coloca obstáculo para tudo e coloca várias dúvidas para se convencer de que não precisa rezar …só sei de uma coisa que só consegue rezar o terço quem tem fé não precisa saber o porque de nada …somente crer pois tudo é pela fé.

  15. Maria disse:

    Sou uma mulher que criou três filhos “sozinha”, e um deles quase se perdeu nas drogas, em uma noite em desespero total abracei a Bíblia e chorei muito falando com Deus, acabei adormecendo, quando acordei fui até a cozinha tomar um café, e encontrei um folheto em cima do meu microondas com o rosto de Jesus crucificado e uma frase escrita ( Eu estou com você), na fragilidade da minha angústia, caí de joelhos e comecei a chorar copiosamente, minha ajudante doméstica entrou naquele momento, esperou eu me acalmar, antes que ela me perguntasse qualquer coisa, fui logo perguntando de onde veio esse folheto? Ela me disse que estava em meu portão, moro ha 50 anos nessa casa, e isso nunca me aconteceu, não que eu soubesse. Enfim, meu filho hoje é um homem casado, responsável bem empregado e muito gente. Concluindo, eu nunca criei meus filhos sozinha, a Santa Virgem sempre esteve comigo, e de lá pra cá nunca mais deixei de rezar o terço, e hoje só peço nessas orações pela conversão do mundo, porque ela nos mandou um recado, reze pelo mundo e eu cuido de você. Ela cuidou de mim e o Senhor me carregou no colo.
    Abençoado seja Deus.

  16. catarina disse:

    maria , boa tarde !
    ensina-me essa sua oração . (qual terço vc rezou ?)
    obrigada =)

  17. Rosane Mendes Tavares disse:

    Mãe adorada hoje rezo o terço todos os dias em comunidade com a radio Catedral, não sei ficar sem reza-lo fica faltando fico inquieta não durmo direto minha alma me combra. Mãe estou no caminho certo? Sinto uma devoção muito grande como meu dia completo. Amém

  18. Leão Cunha disse:

    A VERDADE É: O TERÇO (50 AVE-MARIAS E 5 PAI NOSSOS) TEM ESSE NOME PORQUE É A TERÇA PARTE DE UM ROSÁRIO… O ROSÁRIO TEM 150 AVE-MARIAS E 15 PAI NOSSO E NÃO 200 A.M. E 20 P.N. COMO FOI ESCRITO.

  19. iolanda kriesk mendes disse:

    os evangelicos sao contra reza o terco poreque sera

  20. Tayná Venturini disse:

    Irmãos, Maria, mãe do salvador e nossa mãe NÃO deve ser adorada, mas venerada e amada, não deve ser colocada como quem fez os milagres, mas como intercessora poderosa, e exemplo de mulher, de mãe e de cristã!

  21. Adelqui Regina disse:

    Cumpre lembrar que agora serão necessários 4 Terços para se orar um Rosário. E o que correspondia ao Terço agora é o Quarto, pois é a quarta parte do Rosário.

  22. bem, não sei escrever direito, mais sei que Deus neste momento ,esta me livrando. a mim de cometer um grande erro.eu estou, muito triste por,ter4 mês sem ver o meu marido em tão, fui procura uma bruxaria, na internete quando eu pedi ao Google me deparei com varis bruxaria, a te que achei sem quere uma oração que chamou a minha atenção era o rosário de santo Antonio fui me profundando cada vez mais a te char a qui .AGORA EU PEÇO QUE ME AJUDA .EM NOME DE JESUIS, EU ESTOU LOUCADE SAUDADE DO MEU AMOR .péço que horem por mim.

  23. como vou fazer para rezar o rosário se eu não sei?

  24. Carlitos disse:

    Amigos e irmãos, como já foi mencionado, o terço agora é o “quarto” com a inclusão dos mistérios luminosos, tendo então 200 Ave Marias. Acredito que isso gera uma pequena confusão pois o Terço foi passado a tantos anos com esse nome. Vale a compreensão.

  25. MARIA HELENA disse:

    MARIA HELENA; OUTUBRO 07 20140
    rezo o terço todos os dias e muitas graças ja alcancei rezo tanbem o ofiçio vamos livrar as familias junto com Maria com batendo as forças do principe que domina o mundo que é diabo ela precisa da nossa comunhão em oração junto com ela e jesus!

  26. jose silva disse:

    pra que pedir ajuda a Maria que já morreu a mais de 2000 anos, peça a Cristo que morreu por nós,ressuscitou e está sentado junto com o pai, aguardando nossas petições para fazer a mediação, haja vista que é o único mediador entre Deus e o homem.

  27. Joao paulo souza disse:

    Pra começar a oraçao de maria é outra,está logo depois da anunciaçao.e tambem nao existe barreira entre jesus e nós pra que aja intercessor entre jesus e nós.se pra vc o propio jesus nao puder interceder por nós outro nunca poderá,po7ue ele morreu por todos nós até mesmo por maria sua mae e ela foi uma das maiores serva de cristo.quer ter maria como epelho?faça o que ela fez,viva e morra por jesus que é o seu senhor!

  28. Dan disse:

    1 Timóteo: 2. 5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6. o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;
    Minha biblia deve estar errada, pois ela diz que só existe UM mediador entre Deus e o homem…

  29. PEDRO MARCIO disse:

    só que este mediador com certeza é Jesus, mas Deus que está Nele Jesus, já havia escolhido Maria que não é uma mulher qualquer, veja lá em (Lc 1,28. 42). e (Lc 1,48). e quem escreveu isto foram os santos apóstolos ou será que pessoas ignorantes vão ter coragem de dizer que os apostolos não são santos, pois se eles conhecem Jesus primeiro agradecer a Deus primeiramente Maria por ter acreditado e aceitado a proposito de Deus em sua vida, depois agradecer os santos apóstolos por ter continuado e escrito o Evangelho que hj conhecemos como a palavra da Salvação e continuado também com o novo testamento, depois surgem outros santos os quais não devem nem podem mudar uma só virgula da lei de Deus e da biblia, coisa que não foram respeitadas pelos protestantes que mudaram tudo do modo que queriam. Porem estes santos viveram o evangelho e a santidade de acordo com a vontade de Cristo, mas o que ganharam? Desrespeito e má difamação nos dias de hoje com tantas igrejas se separando e ganhando fama por todo o mundo e esquecendo de muitos que contribuiram pela fé e pelo evangelho, Jesus nos quer unidos e porque tanta separação, voltem para a igreja una e Santa a Primeira igreja de Cristo, fundada por ele mesmo, Pedro é a igreja viva de Jesus Cristo. o que ligardes a ela se liga no céu e o que desligardes dela se desligará do céu, pois façam a vontade de Cristo. ao contrario estarão fazendo contra Ele. AMÉM POVO DE DEUS, JESUS AMA A TODOS VCS, não comentem por favor, só pensem com atenção e pesquisem sobre a igreja católica, tentam aprofundar no catecismo e vão ver se estou certo ou errado.

  30. Iramaia Silva disse:

    Pedimos ajuda a Maria porque Ela é Mãe de Deus.Ela é nossa intercessora junto a JESUS;peça a MÃE que o FILHO atende.JESUS,carinhosamente,nos deu sua MÃE.Podemos pedir a JESUS(ELE nos deu essa permissão),mas também podemos pedir à Santíssima Virgem Maria.Acreditem: o pedido de Maria por nós junto a JESUS é muito sagrado e acontece.

  31. MARIA APARECIDA DOS SANTOS disse:

    Há algum tempo rezo o Terço todos os dias. De quinta a domingo completo o Rosário. E de segunda à quinta, outro Rosário.
    Essa oração me traz paz e serenidade.

  32. URBANO MEDEIROS disse:

    MARAVILHOSO !!!! PARABÉNS. UM ABRAÇO DO TAMANHO DO CÉU PARA VOCÊS.

  33. Pedro António Paheva disse:

    eu acredito que o terço é a visão do homem

  34. Roseli gsldencio do nascimento disse:

    Rezo o terço todas as noites com minha subrinho de 5 anos encontro muita paz no meu lar

Deixe um comentário